quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

É preciso ir muito além da teoria




O estudo é a ferramenta básica da sabedoria e do conhecimento de todos no proposito da evolução.
Entretanto, o estudo não se limita apenas as teorias. A busca pelo conhecimento passa pela boa vontade pessoal do aprimoramento, e engana-se aquele que crê o estudo está limitado as leituras, não, estuda-se na pratica, na atenção, na mudança de posturas e enfim, há diferentes formas de estudo que fará de cada um de nós sabedores da vida.
No campo sagrado de nossas almas também há o estudo permanente, temos o livro sagrado como manual divino das nossas condutas frente a consciência pessoal e coletiva, além de pôr em pratica todas instruções nelas contidas. Todavia, há quem dedica-se ao estudo profundo dos ritos sagrados, seja os sacerdotes tão quanto qualquer outro irmão em comum. Como destacado, o estudo é a luz da sabedoria, e quanto mais dedicarmos maior será a luz que poderá resplandecer de nossas almas. Porém, também se engana que o conhecimento e o aprofundamento das palavras eternas o levarão direto ao Reino Sagrado, a verdade que é preciso muito mais a pratica de que ter apenas todo o conhecimento contido nos livros.
E é muito comum na sociedade humana haver o hábito de decorar versículos e parágrafos contidos na bíblia como forma de ensinamento sob diversas matérias, sendo que na maioria das vezes o próprio homem desperdiça o seu conhecimento com atitudes preconceituosas e intolerantes fugindo completamente do verdadeiro sentido cristão.
O ponto principal da busca pelo conhecimento será sempre a humildade, pois esta virtude é que abre o coração para o verdadeiro sentido da vida em Deus.
Recordemos assim o Mestre Jesus, que detinha toda a sensibilidade da sabedoria, mas que com paciência e ternura ensinou os homens como nos ensina sempre sem faltar com o amor e dedicação. E em momento algum houve-se relato de cólera por parte do Senhor, principalmente nos momentos de questionamentos e maldades por parte dos ditos sábios da época. E, lamentavelmente desde os primórdios até os dias atuais, muitos que se dedicam aos estudos e consequentemente ao ensinamento de Jesus, falta-lhes na maioria das vezes a paciência e o amor ao teu semelhante, principalmente quando este é limitado do conhecimento.
E neste mesmo viés está a falta da pratica da caridade nas ações de muitos como a apoteose das lições de Cristo nas práticas permanentes do bom cristão. Mas o que se tem visto por toda a parte são as desculpas pessoais a se evitar fazer algo de útil para teu próximo, seja ouvindo os problemas, como na falta de sensibilidade de cuidar espontaneamente das necessidades do outro, de perdoar as mínimas faltas como se detivesse o dom da perfeição, de entender as limitações do outro sem criticá-lo,  de abraçar a carência do outro sem esperar recompensa e ou mesmo por interesses econômicos e mundanos e enfim, poderíamos apontar uma serie de condutas que o homem tem se negado a praticar a favor do seu próximo, fugindo da responsabilidade caritativa que Deus credita a cada um na missão de tornar a estrada alheia mais leve, assim como ele faz conosco.
Infelizmente a dureza dos corações tem feito dos homens adversários uns dos outros, razão essa de haver muitos distúrbios sociais e doenças espirituais gravíssimas da alma, o que tem adoecido o amor com as chagas do ódio, ou seja, a grande parte da humanidade tem feito tudo ao contrario que Jesus pede a cada um de nós.
Por isto não basta simplesmente estudar todo o conteúdo contido no livro eterno, que é importante, mas é muito melhor não ter tanto domínio das palavras e ter atitudes verdadeiramente cristãs. Afinal, no mundo terreno nem todos têm acesso fácil as leituras, mas que a pratica do amor e da caridade cristã essa sim é acessível a todos sem desculpas, pois ninguém é tão pobre e miserável que não tenha sequer um sorriso sincero para doar. E a caridade, acredite, é muito mais do que doar objetos, e sim um oceano de oportunidades. E nunca se esqueçam que, fora da caridade, não há salvação.

Autor: espírito de Ezequiel
Escrito: médium Marcelo Passos


Nenhum comentário:

Postar um comentário