sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Saibamos interpretar as leis



E dirigindo-se a eles, disse: “Quem de vós, se um filho ou um boi cair num poço, não o retira imediatamente em dia de sábado”? (Lucas, 14,5)

As lições sagradas do antigo e do novo testamento trago por Jesus Cristo ajudam facilmente aquele que sabe ouvir, interpretar e com boa vontade compreender o sentido da existência ensinada em diversas parábolas ao entendimento da grandiosidade de Deus. As lições sagradas trazem à missão coletiva de reverter um quadro de penumbra do pecado a luz resplandecente da remissão para a vida eterna no reino de Deus e para aquele que realmente deseja a salvação.
E para aquele que de forma limitada e que apenas ouve as passagens e não a compreende de modo abrangente e fraterno, certamente passará por significativas dificuldades em conviver em comunidade.  E aquele que apenas busca a Deus por algum interesse pessoal egoístico, que quer apenas o seu bem estar, infelizmente não conseguirá de forma suave desfrutar das bênçãos sagradas às mensagens edificantes e ainda causará um grande transtorno a sua vida e conseqüentemente a sua comunidade.
Em primeiro lugar devemos entender que Deus exige que tenhamos disciplina, abnegação, desapego, liberdade, perseverança, força de vontade, caridade, fraternidade, compaixão, fé, perdão, amor e principalmente obediência a sua vontade para merecermos as suas graças. Afinal Ele é o Criador de tudo o que existe, por isto cabe-o a autoridade para regrar a vida de forma que possamos viver em plena harmonia e justiça.
E muitos de nossos leitores podem questionar os momentos de desequilíbrio que vive a comunidade em pleno século moderno para com estes princípios aqui apontados. Mas meus amigos, a lei divina não mudou em nenhum sentido, apenas o homem de posse de suas faculdades libertaria do arbítrio e em conluio com as forças malignas que lamentavelmente transformou o povo de Deus em franca desarmonia e desagregação, contrariando a vontade divina.
E claro que a tecnologia e a modernidade facilitaram muito a vida dos irmãos terrenos, o que não significa que a lei de Deus também acompanhou essa tendência, pelo contrario, os mandamentos e demais outras lições sagradas tragos por Jesus e outros profetas permanecem inalteradas.
E por mais que um povo e uma nação tenham as suas tradições e costumes milenares, não significa que estejam de acordo com as leis divinas, onde muitos preferem cultuar outros deuses com base em seus limitados entendimentos a justificar os seus excessos e as suas leis muitas vezes cruéis.
E aqueles que sofrem com os excessos, que destino o espera?Lembrem-se, Jesus Cristo veio para os injustiçados, para os sofredores, por aqueles que estão cansados, doentes, famintos, pelos pecadores e excluídos e aquele que pedir socorro e fizer a sua parte será salvo.
Outra verdade que devemos ter em nosso coração e na consciência é que Deus não é pequeno, limitado, interesseiro, cruel e vingativo como os homens costumam ser para com os seus e principalmente para os considerados excluídos por suas tradições. Afinal o mesmo sol e a mesma lua que ilumina o justo iluminam também para o injusto e o pecador. O Pai não exclui ninguém de suas obras e oportunidade. Deus oferece a todos e a todo o momento a sua misericórdia. E diante a certeza da bondade divina, confie no Pai, ele o ama profundamente. Cumpra o que ele lhe pede com segurança, fé, disciplina, determinação e trabalho, deixe de lado a preguiça, o preconceito, à intolerância, a raiva, a soberba, o egoísmo, o orgulho, a vaidade, o comodismo, a omissão e a inércia para evoluir de verdade. E se desejar continuar no engano, Deus o respeitará, mas não poderá reclamar das conseqüências de suas escolhas, mas sempre é tempo para o arrependimento.
E ao olhar para o céu meu irmão e minha irmã e ao ver que os seus olhos são incapazes de alcançar um fim, terás a certeza da dimensão deste Pai que é muito maior do que os limites deste mundo.
O cumprimento das leis não foi feitas para separar os homens por qualquer que seja a sua condição, as leis existem para que todos alcancem o Reino de Deus com justiça e merecimento pela obediência.
E tenham o habito contínuo da leitura e dos estudos dos mandamentos e de todo o conteúdo sagrado a buscar em si próprio o melhoramento a tornar-se fiel ao Pai na pratica do convívio coletivo e entender que somos todos irmãos e que podemos fazer parte do banquete divino. Cabe-nos simplesmente ser obedientes e fazer a nossa parte.

Autor: espírito de Ezequiel

Escrito: médium Marcelo Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário